* O SENTIDO DE TUDO

67202_Papel-de-Parede-Orquideas--67202_1400x1050“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Pv 9.10

O livro de Eclesiastes é conhecido principalmente pelo seu tom pessimista.  O livro se inicia com as palavras: “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade”.

A referência ao “significado” ou à “falta de sentido” repercute nas pessoas que estão à procura de um sentido ou propósito para suas vidas. Viktor Frankl, que quando criança sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz e depois de adulto foi professor de psiquiatria na Universidade de Viena, afirmou estar convencido de que o maior anseio dos seres humanos é encontrar um significado para suas vidas. Ele escreveu: “A busca do indivíduo por sentido é a motivação primária em sua vida”.

O livro de Eclesiastes descreve muitas oscilações de humor e de sentimentos, mas enfatiza principalmente a futilidade da vida humana, presa ao tempo e ao espaço, ignorando ou negando a realidade de Deus. Se a realidade está restrita ao tempo — o breve espaço de tempo da vida humana, com sua injustiça e sofrimento, e se a vida começa com o nascimento e termina com morte e dissolução, como a vida dos animais, então tudo realmente é inútil e “nada faz sentido!”

Se a realidade está restrita ao espaço, e o esforço do homem debaixo do sol é inútil e sem nenhuma perspectiva acima ou além do sol, então novamente “nada faz sentido” e “tudo é inútil, é correr atrás do vento!”

Somente Deus pode dar significado à vida, porque só Ele pode suprir o que está faltando. Deus adiciona eternidade ao tempo, e transcendência ao espaço. É por isso que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, pois a sabedoria começa com um humilde reconhecimento da realidade de Deus.

 John Stott em, “A BÍBLIA TODA O ANO TODO”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s