* ACESSIBILIDADE

“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão…Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça” Hb 4:14-16

Entre o Antigo e o Novo Testamento há uma notável mudança de “poder aproximar-se de Deus”. Você apenas precisa ler o livro de Levítico e então o de Atos para sentir a mudança sísmica. Enquanto os crentes do Antigo Testamento se purificavam antes de entrar no templo e apresentavam suas ofertas a Deus por meio de um sacerdote, em Atos os discípulos de Deus estavam reunindo-se em casas particulares e dirigindo-se a Deus com o termo informal Aba, que significa papai .

Antes de Jesus ninguém pensaria em aplicar essa palavra a Yahweh, o Soberano Senhor do Universo. Depois Dele, tornou-se a palavra padrão utilizada pelos cristãos primitivos para dirigir-se a Deus em oração. Esse é o tipo de acessibilidade chocante transmitida pela palavra de Jesus, Abba. Deus pode ser o soberano Senhor do Universo, mas, por meio de seu Filho, tornou-se tão acessível quanto qualquer pai humano “coruja”.

Em Romanos 8, Paulo traz a imagem da intimidade ainda mais perto. O Espírito de Deus vive dentro de nós, ele diz, e quando não sabemos como que devemos orar, “o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Não precisamos aproximar-nos de Deus por meio de uma escada hierárquica, ansiosos a respeito de questões de pureza. Se o reino de Deus tivesse uma advertência “Esquisitices, não”, nenhum de nós poderia entrar. Jesus veio para demonstrar que um Deus perfeito e santo dá boas-vindas aos pedidos de ajuda de uma viúva pobre, de um centurião romano, de um miserável publicano e de um ladrão na cruz. Temos apenas de chamar “Aba”, ou, falhando nisso, simplesmente gemer. Deus se aproximou de nós desse jeito.

Philip Yancey, em “MARAVILHOSA GRAÇA”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s