* MOSTRE SUA FÉ!

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:7-8)

Havia chegado um momento crucial na vida de Josué, era o momento de assumir a liderança do povo, e isto, bem na hora de conquistar a terra prometida, o que exigiria duras batalhas para desapossar de sua terra os inimigos. Duas coisas eram fundamentais para Josué naquele momento: esforço e muito bom animo, qualquer vacilo ou retrocesso poderia significar a vitória dos inimigos e o fim do povo de Deus.

Momentos também cruciais, tais como o de Josué, nós temos encontrado durante o nosso caminhar pela estrada desta vida, e os mesmos elementos indispensáveis que Deus instruiu a Josué a ter, serão fundamentais para a nossa vitória sobre as circunstâncias adversar que se levantam contra nós. Se Deus vir em nós esforço e bom ânimo para batalhar pelo seu reino, ele derrubará as muralhas a nossa frente e derrotará todos os nossos inimigos! Não foi isto que ele fez a Josué?

Se abaixarmos a guarda diante das duras lutas desta vida, se permitirmos que a fraqueza nos domine a nossa derrota será inevitável: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” (Provérbios 24:10). Se resistirmos em nome do Senhor dos exércitos ele derrubará os nossos gigantes!

Quando Deus diz a Josué “Tão-somente”, ele estava dizendo como que: “Mostre o seu esforço e sua fé e você verá que o resto é comigo!”. O salmista transmitiu esta mesma promessa a todos nós: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.”(Salmos 37:5). Quando fazemos o que devemos fazer e confiamos no Senhor, o restante, todo o restante, por mais impossível que pareça, ele faz!

Mas como Josué poderia conseguir bom ânimo diante de desafios tão grandes? Na mesma fonte onde o salmista buscava vida quando as aflições tentavam lhe sufocar: “Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.” (Salmos 119:107).

O segredo para que Josué tivesse bom ânimo era a meditação constante na palavra de Deus: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite,”. O seu principal esforço deveria ser para praticar esta palavra: “para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei”. Feito isto a sua vitória estava garantida por onde quer que pisasse as plantas dos seus pés: “para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares”.

Conosco não será diferente, o mesmo Deus de Josué é o nosso e ele não mudou! Se nos esforçarmos realmente para viver a sua palavra, seremos em tudo mais que vencedores!

Prosseguindo firme sem esmorecer, buscando na palavra de Deus graça e sabedoria para resistir pela fé, certo de que, no Senhor, a minha vitória é certa!

DEVOCIONAL MEDITANDO NA PALAVRA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s