* O SALMO 119

Gostaria de falar hoje sobre o Salmo 119, que é o maior capítulo da Bíblia (176 versículos). Este capítulo possui uma particularidade, ele fala sobre a palavra de Deus e em todos os seus versículos encontram-se palavras que se referem a palavra de Deus como “mandamento, testemunho, palavra, lei, estatuto, juízo, promessa  etc

Somente podemos adorar a Deus verdadeiramente e ser gratos a Ele quando conhecemos a sua palavra. Não podemos amar aquele a quem não conhecemos, e a palavra de Deus nos faz conhecê-lo.

“Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.” (Verso 171)

“Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.” (Verso 7)

A palavra nos dá diretrizes de como devemos seguir nossa vida, de como podemos viver de forma que agrade a Deus, nos aconselhando sobre como devemos proceder.

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Verso 9)

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Verso 105)

A palavra de Deus nos traz paz nos momentos de angústia e de acusação. Quando conhecemos a bíblia não nos importamos com o que os outros falam de nós, e sim com o o que Deus quer de nós! Encontramos na palavra de Deus consolo para nossas almas.

“Príncipes se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos.” (Verso 23)

“Lembrei-me dos teus juízos antiqüíssimos, ó SENHOR, e assim me consolei.” (Verso 52)

Quando estamos desanimados a palavra nos vivifica e nos devolve o vigor. Saber que Deus está ao nosso lado e todo o seu amor por nós, que é retratado em sua palavra, encontramos paz.

“A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.” (Verso 25)

“A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.” (Verso 28)

Na palavra encontramos a confirmação para nossas orações e clamores a Deus. O maior veículo pelo qual Deus fala conosco não são sonhos, visões e profecias, mas a sua palavra em primeiro lugar! Através dela Deus nos confirma a sua vontade.

“Confirma a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu temor.” (Verso 38)

Na palavra de Deus, encontramos as promessas de Deus para nós.  No verso 49, o Salmista faz referência a uma promessa específica que lhe foi comunicada por Deus. Não sabemos exatamente do que se trata, mas sabemos que o Salmista se apegava a esta promessa de forma resoluta — ver Salmos 119:74, 81 e 147.

Na palavra de Deus, encontramos consolação. No verso 50, o Salmista encontra consolo. Mas não é uma consolação qualquer. É uma consolação muito distinta e exclusiva: a palavra hebraica נֶחָמָה – nehamah — consola, aparece somente uma vez em todo o Antigo Testamento em Hebraico, exatamente neste versículo! O Salmista deixa claro que a consolação que ele recebe é tão poderosa e exclusiva que o vivifica! Onde podemos encontrar tamanha consolação? Somente na Bíblia!

Espero que este texto tenha mostrado a você o quanto a palavra de Deus é importante na vida de um cristão. É imprescindível que a Bíblia seja a nossa primeira fonte para buscar a Deus, devemos reconhecer a sua inerrância e extrema utilidade para dirigir nossas vidas, afinal ela é a expressão do próprio Deus!

MINISTÉRIO BÍBLICO KAIROS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s