* O CORAÇÃO NAS MÃOS DE DEUS

 

rio-sinuoso-wallpaper

“Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.” Pv 21:1

A Bíblia afirma que “Até os fios de cabelo da vossa cabeça estão todos contados” (Lc 12.7). Isto é controle total, absoluto. Ao contrário do que alguns pensam, Deus não abandonou sua criação à própria sorte. Antes, a sustenta e dirige todas as coisas.

Não só o coração do rei está nas mãos de Deus, mas, também todo o universo e todos os eventos cósmicos, sociais, políticos, psicológicos, espirituais, enfim… Tudo! Ele é Deus. Esta tarefa pode parecer gigantesca demais aos nossos olhos mortais, mas Deus tira isso de letra, pois, “para Deus, tudo é possível”.

A compreensão e a firme convicção desta verdade também são essenciais para compreendermos a Soberania de Deus. O coração do rei está nas mãos de Deus

Nas discussões sobre a Soberania de Deus sempre surge uma questão importante: o Livre Arbítrio. Afinal, se Deus está no controle de todas as coisas, então o homem não tem liberdade de escolha coisa nenhuma! Como podemos, então, dizer que o coração do rei está nas mãos de Deus?

Bem, a Bíblia afirma ambas as coisas. Isto significa que a Soberania de Deus e o Livre Arbítrio são duas verdades co-existentes, que não se excluem mutuamente.

Deus dirige tudo? Sim!

O homem tem liberdade de escolha? Sim!

Como conciliar estas duas verdades aparentemente conflitantes? Como Deus consegue estar no controle, sem desrespeitar a vontade humana? O verso de Provérbios nos responde:“Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina”.

Dificilmente iremos encontrar na natureza um rio que corre em linha reta. O mais comum é os vermos traçando curvas e mais curvas. Isto acontece porque a água sempre procura o caminho mais fácil. Em sua descida, ao encontrar uma pedra, um tronco ou um desnível, imediatamente ela muda de direção, ora para a esquerda, ora para a direita.

É assim que Ele faz! Quando alguém está preste a tomar decisões que vão contra Seus planos, Deus, através de meios legítimos e santos, literalmente toma o coração do “rei” em Suas mãos e o inclina segundo o Seu querer.

Ele não vai contra a vontade da pessoa; Ele muda tal vontade, para o bem desta pessoa e de todos os demais envolvidos. Ele age como aquele pai amoroso que tem consciência de que não adianta proibir um filho de fazer uma loucura, mas sabe que, com alguns bons argumentos e uma boa conversa, conseguirá fazer com que ele tome a decisão certa.

Deus é capaz de incentivar o coração do rei a agir segundo o Seu querer. O coração do rei está nas mãos de Deus

Este verso do Livro de Provérbio diz que Deus inclina o coração do rei segundo o Seu querer, isto é, segundo o querer de Deus. Isto significa que a decisão que o “rei” tomar será aquele que Deus planejou para esta situação.

Pode ser muito frustrante ficar tentando mudar à força as pessoas ou as circunstâncias. As coisas mudam de fato quando a vontade humana muda. Tudo é infinitamente melhor, mais agradável e mais produtivo quando flui naturalmente.

Confiemos em Deus, pois é Ele quem está comando! Ele tem o poder e a habilidade para inclinar os rios e os corações para o lado que julgar melhor.

A cada situação, a cada decisão, elevemos nossos pensamentos ao Pai e oremos:

“Pai, eu creio em Tua Palavra quando diz que ‘o coração do rei está nas mãos de Deus’. Creio que Tu estás no comando de tudo. Confio em Ti! Coloco mais esta questão em Tuas mãos e aceito com humildade o que vier, pois eu sei que, apesar da decisão ser tomada por homens, será a Tua vontade que estará sendo apresentada a mim. Em nome de Jesus, amém!”.

Aleluia, o coração do rei está nas mãos de Deus!

Deus seja louvado!

RETIRADO DO SITE DO PASTOR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s