* O DIA EM QUE CESSOU O MANÁ

zt-ants-ifc_01

“E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã.” Josué 5:12

Enquanto atravessaram um deserto, sem meios de sustento, os israelitas receberam do Senhor um alimento de exceção: o maná. Após quarenta anos, porém ao tomar posse de um território capaz de produzir comida, diz a Bíblia: “Um dia depois de comerem do produto da terra, o maná cessou” (Josué 5:12).

Parece que, para Deus, o natural é resolver nossos problemas, exatamente da maneira como ocorrem. O que é natural para o Senhor, entretanto, muitas vezes parece incompreensível para nós. Aquilo que, para nós, parece “milagre” e nos deixa muito impressionados, é descrito pela Bíblia como a rotina do Senhor. Enquanto Seu povo peregrinou pelo deserto, o Senhor achou muito adequado alimentar aquela multidão com uma nutrição que ninguém sabia como era feita: cada manhã o “maná”, muito naturalmente, aparecia em cima da areia, pronto para ser comido. Tinha até um sabor reconhecível: o de coentro…

Escrevendo aos Tessalonicenses, Paulo simplificou o debate com uma simples teologia bíblica: “Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, que também não coma…” (I Tessalonicenses 3:10). Em outras palavras: na vida cristã, não há “almoço grátis”. O Senhor nos ensina e nos capacita a confiar firmemente na Sua providência. A origem de nossas forças, quando trabalhamos por nosso sustento, vem de Deus. Daí fazer sentido ser gratos a Ele. O que não devia fazer sentido é esperar que o Senhor nos leve a ficar atrofiados, por não nos permitir o exercício das forças e dos talentos que Ele nos deu. O dia em que nosso deserto termina, pode contar que nosso maná também acaba.

DEVOCIONAL AMOR EM CRISTO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s