* CRIANDO E RECRIANDO

gn

Mas, como bem sabia Michelangelo, sua obra era uma imagem pobre, opaca daquilo que Deus havia criado.  Por sobre a abóbada de gesso da Capela Sistina erguia-se a imensa cúpula do céu de Deus, deslumbrante em sua beleza singela. Montanhas, mares, continentes — todos esses, e tanto mais, formam a obra criativa  de Deus, o Artista Supremo.

O mundo de Deus, tão maior e mais belo que a obra-prima de Michelangelo, é o resultado de uma energia incomparavelmente maior. Conforme escreveu o autor Eugene Peterson, “A Bíblia abre com a declaração ‘No princípio Deus criou’, e não ‘Deus estava majestoso no céu’ nem ‘Deus estava cheio de beleza e amor’. Ele criou. Ele fez algo”. No princípio Deus foi trabalhar.

Gênesis concentra sua atenção neste Deus criativo e trabalhador. A palavra Deus aparece 30 vezes nos 31 versículos do capítulo 1. Agindo, Ele conquista nossa atenção. Gênesis é o relato de Suas ações, ressoando esplendidamente com o magnífico esforço da criação.

Gênesis versa também sobre a obra humana, mas a certa altura o tom da narrativa muda abruptamente. Deus mal havia terminado de criar o universo quando a rebeldia humana desfigura a criação, como se fosse um delinquente pichando a Capela Sistina. Os capítulos 3 a 11 de Gênesis retratam uma série de desastres: a rebelião de Adão e Eva, o assassinato calculista de Abel por seu irmão Caim, a iniquidade em todo o mundo provocando o grande dilúvio e a arrogância humana em Babel.

Sua atividade criadora, restauradora e poderosa não parou no sétimo dia. Permanece agindo no mundo, em mim, em você, em todos que confiam e entregam suas vidas, seus escombros e suas gigantescas dificuldades aos Seus cuidados. Ele sabe como criar e recriar soluções para nossas vidas e para as vidas daqueles para os quais, incansavelmente, oramos.

Philip Yancey, em “BÍBLIA DE ESTUDO FACILITADO”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s