* PARA DEUS, ALEGRIA É UMA COISA SÉRIA

“Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele” (João 2.11)
Há alegrias no dia a dia, alegria das pequenas coisas: um dia bonito, um bom café, um chocolate, o telefonema de um amigo… E há aquelas alegrias de dias especiais, dias que se erguem na nossa história. A história narrada no Evangelho de João conta-nos de um dia especial na vida de um casal.
João fez questão de registrar que a transformação de água em vinho nas Bodas de Caná foi o primeiro sinal realizado por Jesus na Galileia. Na Bíblia, o vinho é o símbolo por excelência da alegria.
O fato de Jesus ter dedicado seu primeiro milagre à restauração da alegria mostra-nos que Deus leva a sério a nossa alegria. Ele não nos quer apenas vivos, ele nos quer alegres! A alegria é a dilatação da alma, o brilho nos olhos. A alegria é a felicidade a partir do coração. O coração alegre aformoseia o rosto (Provérbios 15.13).
A mãe de Jesus chegou perto dele e disse-lhe: “Eles não têm mais vinho”. A imagem é uma síntese da existência humana nos momentos em que a alegria parece fugir de nossa vida. Esses momentos poderiam ser sintetizados por esta frase: o vinho acabou! O primeiro milagre mostra-nos que o fato de convidarmos Jesus para nossa casa, para a festa da vida, não significa que as dificuldades não venham bater à nossa porta.
A resposta de Jesus para Maria soa deseducada aos nossos ouvidos. “A minha hora ainda não chegou.” Jesus lembra sua paixão, sua doação por nós. Diante dessa realidade, o que era uma festa de casamento num lugarejo perdido no meio do nada? Mas, Maria sabia que Jesus faria algo, porque Deus sempre faz algo, ainda que não seja o que esperamos, por isso ela diz para os serventes: “Façam tudo o que Ele vos disser”.
Vejo neste primeiro sinal de Jesus um evangelho que não se preocupa apenas com os grandes temas. Deus é suficientemente grande para cuidar de nossos pequenos problemas. E, a partir do momento que nos entregamos a este Deus grande, descobrimos que os nossos problemas – grandes ou pequenos – são tratados por Ele.
O que Deus quer de você é apenas uma coisa: a entrega. E faz uma promessa: o que Ele fizer na festa da sua vida surpreenderá os melhores paladares. Na lógica humana o primeiro é sempre o melhor! Todos servem primeiro o melhor vinho, depois o padrão cai. Com Deus é o contrário, a melhor safra ainda virá. Com Jesus na sua vida ainda há muito vinho bom para chegar!
DEVOCIONAL CATEDRAL ONLINE
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s