* MEDITAÇÃO

Sugiro que nossa meditação seja ampla o suficiente para incluir a imaginação enquanto ponderamos a Palavra de Deus, e analisar as experiências e provas que Ele coloca em nosso caminho. Em outras palavras, devíamos conectar nossas vidas com a sua Palavra em nossos momentos de meditação.

Deixe-me sugerir cinco passos práticos para desenvolver esse exercício espiritual. Vamos usar Provérbios 3.5-6, como nosso exemplo.

1- Enfatize palavras e frases diferentes. Meditando sobre Provérbios 3.5-6, destaque termos específicos: ‘Confie no Senhor…’ ou ‘Confie no Senhor de todo o seu coração’. Pense sobre confiar… e considere a vastidão da palavra todo. Quando ler a advertência “não confie em seu próprio entendimento”, imagine as várias maneiras que você tenta fazer as coisas por conta própria.

2- Parafraseie o versículo. Torne-o pessoal. Repense e reescreva o verso usando suas palavras no processo. Por exemplo: “O Senhor está ordenando que eu entregue minha vida completamente a ti – que pare com o hábito de me preocupar e tentar fazer as coisas do meu jeito, como frequentemente faço”. Pegou a ideia?

3- Compare o versículo com outras passagens. Reflita na relação dele com outras duas ou três passagens. Coloque-as em seus pensamentos. Que tal o Salmo 37.4-5 ou Filipenses 4.6-7 e I Pedro 5.7? Como isso aumentará o seu conhecimento bíblico! Multiplica o valor da meditação milhares de vezes.

4- Relacione o versículo com a sua situação atual. Vamos supor que você está preocupado, cansado e aborrecido. Você sabe que isso é errado, mas não consegue parar. Depara-se com Provérbios 3.5-6 e decide meditar na passagem. Enquanto medita, mantenha seus problemas em mente. Peça uma solução ao Senhor. Liste suas preocupações uma por uma. Identifique-as. Observe-as sobre a luz dessa passagem. Conte-lhe suas reclamações enquanto medita. Pergunte: “Estou pronto para descansar no Senhor a respeito dessas coisas… ou gosto de me preocupar?” Admita sua fraqueza perante Ele.

5- Use a oração para terminar. Nunca se esqueça de terminar com uma oração. Peça a Deus que transfira seus pensamentos para a sua vida. Agradeça previamente pela mudança que Ele vai operar.

Charles Swindoll, em “CRESCENDO NAS ESTAÇÕES DA VIDA”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s