* O SEU PRÓPRIO MAR VERMELHO

“Se o Senhor vai receber a glória, é Ele que deve combater”. Esta é uma lição complicada de aprender. Se deseja que o Senhor receba mesmo a glória – de todo o coração – você precisa delegar a Ele a liberdade para lutar. É claro que haverá situações em que você deverá envolver-se. Algumas vezes você é parte da resposta. Não me refiro  a essas ocasiões, mas aos impasses impossíveis, quando você se acha completamente entre a cruz e a espada (em sentido proverbial, é claro!), e Deus o pôs nessa dificuldade, sem nenhuma escapatória.

Ele quer lutar por você nessas situações. Quer que se renda em completa entrega. Quer que fiquemos quietos, observando Sua obra. Desse modo, quando a vitória é alcançada, o aplauso vai para Ele.

Em meu diário pessoal escrevi certa vez:

“Quando entro em pânico, fujo.

Quando fujo, perco.

Quando perco, Deus espera.

Quando espero, Ele luta.

Quando Ele luta, vence.

Quando Ele vence, eu ganho e aprendo.”

Se nós estivéssemos encarregados do projeto de abrir o mar Vermelho, teríamos feito do nosso jeito. Nosso grupo de engenheiros iriam deter as águas com uma semana de antecedência. Teríamos instalado ventiladores enormes para secar a terra. Colocado imensos sinais luminosos. Alguns levariam  barraquinhas para vender sanduíches e refrigerantes. Veja bem: quando as pessoas fazem as coisas, o projeto adquire todas as características humanas. O sobrenatural é eclipsado pela engenhosidade humana.

Esse não é o plano de Deus. Quando Ele quer que você fique encurralado, Ele mesmo faz isso. Não há sinais. Não há uma campanha de marketing. Nem grandes recursos humanos nos quais confiar. Só existe um mar Vermelho intransponível à frente e um exército poderoso de impossibilidades nos encurralando. Então você espera. E o tempo passa. Ele vai combater a Seu modo e no Seu tempo. Roa as unhas quanto quiser – Ele não tem pressa.

Você sabia que o relógio é um dos maiores impedimentos para uma vida de fé? Deus não conta o tempo como nós. Algumas vezes Ele trabalha às três da manhã; outras, ao meio-dia. Ele até trabalha aos domingos! O Senhor faz coisas notáveis, sem levar em conta nossa hora. Ele não se curva ao nosso contador de tempo. Não salta ao ouvir a campainha de alarme. Ignora nossos prazos e elimina nossas muletas.Vai deixar aquele mar Vermelho específico absolutamente fechado, sem uma abertura, sem um sinal até que tenha terminado de nos ensinar as lições que temos que aprender. Uma vez feito isso, Ele não tem problema em partir as águas e deixar-nos atravessar. Você não vai ver um milagre – você será o milagre. Essa é a melhor parte.

Charles Swindoll, em “MOISÉS – SÉRIE HERÓIS DA FÉ”

Deixe um comentário